07/02/2018

Opinião | "O Senhor das Sombras" de Cassandra Clare

Título: O Senhor das Sombras
Os Artifícios Negros - Livro Dois
Autor: Cassandra Clare
ISBN: 9789896579944
Edição ou reimpressão: 11-2017
Editor: Editorial Planeta
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 235 x 35 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 664

Sinopse: O segundo livro da nova e aguardada trilogia da autora best-seller da série Caçadores de Sombras. Paixão, determinação e muitas criaturas diabólicas.
Emma Carstairs vingou finalmente a morte dos pais, mas o sabor da vingança não é tão doce como imaginara.
Dividida entre o desejo proibido que sente por Julian Blackthorn, o seu parabatai, e a consciência da terrível tragédia que se abaterá sobre eles se esse amor for consumado, Emma simula uma relação amorosa com Mark.
Mark, contudo, passou os últimos cinco anos da sua existência em Faerie… Será que alguma vez vai conseguir esquecer o êxtase da Caçada Selvagem e abraçar de corpo e alma a sua condição de Caçador de Sombras?
Entretanto, em Faerie, as cortes não estão silenciosas. O rei Unseelie conspira o fim de toda a comunidade de Nefelins, e a rainha da Corte Seelie é uma aliada falível da causa dos Caçadores de Sombras.

OPINIÃO:
Quando comecei Lady Midnight (opinião aqui) eu estava cheia com receio de não gostar e quando o terminei e percebi que tinha adorado e que só queria saber mais sobre a história destes personagens eu fiquei novamente com receio quando iniciei a leitura de O Senhor das Sombras porque não sabia se seria tão bom como o primeiro. E posso dizer que sim, este segundo volume não desilude em nada, Cassandra Clare conseguiu desenvolver uma trama super interessante que envolve ainda mais o leitor e só queremos saber como tudo vai terminar.

Em O Senhor das Sombras a autora traz um mistério que tem um paralelo com o livro anterior, mas que necessita de um maior foco dos nossos personagens. A história deste segundo volume é super intensa e cativante, eu fiquei presa do início ao fim e só queria saber o que realmente estava a acontecer e como iria terminar. A maioria do livro temos pequenas histórias que evoluem paralelamente, cada uma tem os seus protagonistas que estão em diversas missões e cada uma é mais emocionante que a outra e no final todas estão interligadas perfeitamente. Nesta continuação podem esperar muita ação, romance e aventuras e acreditem que vão se rir com esta família maravilhosa, mas também chorar muito.

Nos romances notei que a autora focou muito mais no Kieran/Mark/Christina o que achei fabuloso. Eu não sei como é que a autora conseguiu, mas eu até agora não consigo decidir qual mais gosto. Este é daqueles triângulos amorosos que é certo que o Kieran fez porcaria no passado, mas foi também alguém muito importante para o Mark e ajudou-o quando mais ninguém podia e as cenas dos dois são tão bonitas e fortes que fico realmente gosto imenso. Pelo outro lado temos a Christina, que é forte e destemida, mas que ao mesmo tempo quer confiar em alguém. O seu último relacionamento não foi bonito e quando ela está com o Mark vemos a verdadeira Christina. Eu não sei como é que a autora consegue, eu amo estes três personagens e realmente é bastante difícil dizer qual é o casal que mais gosto. Além que a história dos três está tão bem desenvolvida que realmente sofremos com eles. Além disso a autora focou mais neste livro nos irmãos do Julian e do novo integrante, o Kit o que foi bastante bom para conhecermos mais destas personagens super interessantes e claro, descobrimos mais sobre a Diana que eu já desconfiava que ela escondia alguma coisa e a autora foi MESTRE a desenvolver a sua história. A Diana é aquela personagem que foi tão bem desenvolvida (principalmente devido ao mundo a que pertence) que posso dizer que talvez tenha sido a melhor personagem que a autora criou (sim ela é fabulosa).

Este livro não foca apenas dois ou três personagens, mas sim a família em si, por isso o romance da Emma e o Julian foi desenvolvido, mas sem ser o principal, o que gostei bastante. Desta forma a autora conseguiu com que o livro ficasse interessante, mas ao mesmo tempo conseguiu mostrar o suficiente para percebemos o que poderá vir no próximo livro. É certo que como são parabatai, este romance é proibido, mas ao longo da história vamos percebendo melhor o porquê de realmente este amor entre parabatais ser proibido, mas ao mesmo tempo achei que faltou algumas peças e que tudo não está bem contado. Como e conhecido o certo e o errado é bastante relativo e acredito que ainda à muita coisa por vir pela frente. Mas eu gosto, gosto da forma como os dois juntos são tão queridos, mas ao mesmo tempo poderosos. Também é neste livro que conhecemos um pouco mais da verdadeira Emma e o que ela poderá fazer no futuro, a verdade é que esta rapariga é sim poderosa e ainda tem muito a mostrar que acredito que vai ser mostrado no último livro.


Eu também gostei imenso do mistério deste livro porque faz um bom paralelo com o livro anterior e mostra como nem tudo é decisivo neste mundo e que a magia é bastante ampla. Tudo o que eles vão atrás é cativante e se percebermos a história como um todo, todas as ações fizeram sentido, nada aconteceu "por acaso" o que fez com que tenha gostado imenso. Além de que neste livro a autora apresentou-nos com mais pormenores um universo que sabíamos que existia neste fantasia, mas que não sabíamos muito e neste livro ficamos a conhecer muito melhor (para quem não leu não vou dizer o que é) e eu adorei, admito que é bastante aterrador e em certas alturas fiquei com medo pelos personagens, mas foi uma viagem tão alucinante (acho que não há palavra melhor) que foi sem dúvida algo que valorizou, não só esta história, mas também o mundo em si que a Cassandra criou, sendo que foi algo bastante interessante para quem é fã!

Sobre o final do livro eu tenho que admitir que não estava preparada para o que aconteceu e fiquei completamente de rastos e chorei imenso. Só pensava que precisava do próximo urgentemente e infelizmente ainda vai demorar imenso tempo para o poder ler e acreditem que não fiquei bem (para ser sincera ainda não estou bem). Existem livros tão fortes e poderosos que ficam na nossa mente durante meses e ficamos a pensar neles durante imenso tempo, foi isso que aconteceu com O Senhor das Sombras. Ainda hoje sinto a dor dos personagens e principalmente o medo do que a autora vai fazer, eu adorei estas personagens, são tão queridas e apaixonantes que não as queria largar por nada.

A única crítica que tenho a fazer não é ao livro em si, por isso não influenciou na minha opinião geral nem na cotação que dei, que é a tradução do título da edição portuguesa. Então Editorial Planeta, com a edição do primeiro livro tão perfeita e o nome no original, não podiam deixar este com "Lord of Shadows"? Ficava muito mais bonito esteticamente e igual ao primeiro, mas pronto, pelo menos temos o livro traduzido em Portugal que já é muito bom :)

A escrita da Cassandra está num nível fabuloso, já tinha dito isto no anterior, mas realmente a escrita e a narrativa melhoraram imenso e neste mostra o quanto ela pode (e vai, acredito eu) desenvolver neste mundo. Todas as descrições, a forma como a autora desenvolveu o enredo e todos os pequenos pormenores foram bem pensados e principalmente bem desenvolvidos, tornando assim esta história simplesmente fantástica. Como também já é habitual da autora, ela traz temas bastante diversificados o que torna a história ainda mais rica em conteúdo interessante e o que a autora trouxe aqui foi algo que sinceramente não estava nada à espera e que gostei imenso.  Para quem nunca leu nada deste mundo eu não acredito que têm que começar pelo início, mas se têm curiosidade sobre os Caçadores de Sombras então pelo menos comecem por Lady Midnight, esta série está muito boa, claro que vão apanhar alguns spoilers das séries anteriores, mas é melhor do que não conhecerem esta fantasia maravilhosa!

Opinião do livro anterior:

Leitura com o apoio:

3 comentários:

  1. Finalmente alguém com uma opinião igual igual igual à minha!!!! Adorei a forma como deste a tua opinião. Estes livros dão cabo do coração de uma pessoa, são de tal forma envolventes, que uma pessoa até quer parar o tempo do mundo real para continuar mergulhada na história.
    Já ficou nos meus favoritos o teu blog. Continua :)
    Beijo, Margarida.

    ResponderEliminar
  2. Olá, gostava de saber se a Planeta irá publicar algum destes livros, sobre o mundo dos caçadores de sombras, por cá: The Shadowhunter's Codex (2013); ShadowHunters and Downworlders (2013); A History of Notable Shadowhunters and Denizens of Downworld (2016) e Tales From The Shadowhunters Academy(2016), este último fala sobre o Simon. Obrigada

    Adoro o blog

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.