19/12/2017

Um livro completamente inspirador ...

Esqueçam as princesas, os reis, rainhas, monstros e dragões das histórias de encantar que crescemos a ouvir. O que agora está em alta são as histórias reais de mulheres reais que alcançam todos os seus objetivos e mostraram que com esforço e dedicação consegue-se tudo!

Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes é um projeto de Elena Favilli e Francesca Cavallo que reúne a história de 100 mulheres reais com de alguma forma fizeram a diferença. São mulheres fortes que conseguiram afirmar-se perante os homens e mostrar que podem sim serem verdadeiras conquistadoras e mudar o mundo. 

Neste conjunto, temos mulheres do passado, de um tempo em que o "ser mulher" ainda era considerado algo inferior e não eram vistas como o "mais forte" e em muitos países não era considerada para a maioria das questões sociais. É aqui que este livro consegue ser tão forte e poderoso, pois houve sim grandes mulheres que fizeram frente aos homens e mostraram que eram sim capazes disso e de muito mais. Como é que tal não é inspirador? Eu quando penso em algumas destas mulheres não consigo imaginar em tudo o que tiveram de ultrapassar para conseguirem o que sonhavam e foi com persistência, paixão e muita força que conseguiram.

Mas também existe mulheres do presente que marcaram, e continuam a marcar, a diferença no mundo. Devido a alguns feitos de mulheres do passado, hoje a diferença de sexos é bem inferior, mas claro, infelizmente em alguns países ainda é necessário continuar a lutar para que a mulher tenha os mesmos direitos que os homens.

O livro tem um pequeno texto com uma breve biografia de cada mulher e é acompanhado com uma magnífica ilustração. Sessenta artistas ficaram a cargo das ilustrações destas mulheres e, vejam só, uma delas é portuguesa. A artista Helena Morais Soares desenhou a artista mexicana Frida Kahlo e também a ativista sul-africana Miriam Makeba.

Estas ilustrações são maravilhosas, tornando o livro bastante diversificado e claro, mais apelativo. A própria encadernação em capa dura torna este livro em algo precioso que mostra o quanto valioso ele é em termos de cultura. É muito mais que um livro sobre mulheres, é um livro com histórias que realmente inspira a alcançar os objetivos, mostra que quando queremos nada é impossível.  

Claro que a maioria destas mulheres sofreu imenso para alcançarem o que queriam e muitas outras chegaram mesmo a morrer ao lutarem por aquilo que acreditavam e claro que este livro está contado como pequenas histórias e não trazem esta parte mais triste. O seu formato romantizado serve para deixar uma lição a todas as meninas e mulheres que deve-se sim correr atrás dos sonhos e nunca desistir deles.

Este é daqueles livros ideais para oferecer a uma criança para começar a acreditar mais em si mesma e desenvolver a auto-estima. Mas também é ideal para aquela jovem adolescente que tem dúvidas nas suas próprias capacidades e que não sabe se consegue alcançar aquele sonho que tanto deseja. Por último, mas não menos importante, este é aquele livro ideal para aquela mulher que já passou por tanto e que já não acredita nos sonhos, estes relatos mostram como a idade não é empecilho para alcançar o que se deseja e que pode sim alcança-los.

Como vêm, é um livro para todas as mulheres dos 8 aos 80 anos, mas eu própria também acredito que todos os homens o devem ler, devem perceber o quanto a mulher é poderosa e principalmente verem o que a nossa história alcançou hoje. Também este livro é um tributo à própria mulher em si, como já referi anteriormente, infelizmente ainda à países onde a mulher não tem todos os direitos e por isso mesmo este livro também deve ser lido pelos homens, para que continuemos a mudar a história do nosso mundo!

Para quem quiser saber mais, deixo-vos com a sinopse completa para terem mais pormenores específicos sobre este livro simplesmente fabuloso que é ideal para aquela prenda que irá surpreender qualquer mulher, seja ela criança, adolescente ou adulta!

Sinopse: Com estas Histórias de adormecer para raparigas rebeldes, as raparigas mais apaixonadas, independentes e decididas poderão adormecer embaladas pelas histórias de vida inspiradoras de 100 mulheres que mudaram o mundo. Com a sua inteligência e determinação, estas mulheres extraordinárias ficaram na história da Humanidade por terem tido a audácia de sonharem com um mundo onde o género não define fronteiras e onde ser mulher é ter uma voz e a força necessária para a erguer.
Do talento de Frida Kahlo à liderança de Cleópatra, passando pelo ativismo de Malala e pelo génio visionário de Ada Lovelace, estas são as vidas que entusiasmam raparigas no mundo inteiro e nos reforçam a esperança num mundo mais justo, igualitário e belo.

Também este livro teve críticas fantásticas lá fora e fiquem a conhecer algumas:

"Estas histórias de adormecer transformam princesas em mulheres que mudam o mundo." The Huffington Post

"Leitura obrigatória para todas as raparigas e mulheres deste mundo" Forbes

"As crianças que lerem este livro antes de dormir terão, garantidamente, sonhos extraordinários e muito inspiradores." The Guardian

Ainda não sabem o que oferecer às raparigas/mulheres da vossa família neste natal? Como vêm este é um livro maravilhoso ideal para oferecer nesta época que está a chegar. O livro é lindo e acreditem que vale realmente a pena e é sem dúvida uma fantástica prenda!

Uma leitura com o apoio:

2 comentários:

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.