10/10/2017

Opinião | "Um Mais Um - A Fórmula da Felicidade" de Jojo Moyes

Título: Um Mais Um - A Fórmula da Felicidade
Autor: Jojo Moyes
ISBN: 978-972-0-03002-3
Edição ou reimpressão: 08-2017
Editor: Porto Editora
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 29 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 424

Sinopse: Uma mãe por conta própria
Jess Thomas faz o seu melhor, dia após dia. É difícil lutar sozinha.
E, por vezes, assume riscos que não devia. Apenas porque tem de ser…
Uma família caótica
Tanzie, a filha de Jess, é uma criança dotada e brilhante a lidar com números, mas sem apoio nunca terá oportunidade de se revelar.
Nicky, enteado de Jess, é um adolescente reservado, que não consegue sozinho fazer frente às perseguições de que é alvo na escola.
Por vezes, Jess sente que os filhos se estão a afundar…
Um desconhecido atraente
Ed Nicholls entra nas suas vidas. Ele é um homem com um passado complicado que foge desesperado de um futuro incerto. Ed sabe o que é a solidão. E quer ajudá-los…
Uma história de amor inesperada
Um mais um - A fórmula da felicidade é um romance cativante e original sobre duas pessoas que se encontram em circunstâncias difíceis.

OPINIÃO:
Comecei a leitura deste livro sem nenhuma expectativa, ainda não tinha lido nenhum livro completo da autora e não sabia ao certo o que iria achar e no final foi uma grande surpresa. A trama em si não é algo surpreendente, mas aquilo que me fez gostar tanto foi a forma tão real que a autora mostrou a "vida real", o que fez com que esta história fosse tão emocionante e verdadeira, que admito que não estava nada à espera.

Em Um Mais Um -  A Fórmula da Felicidade temos a história da Jess, uma mulher que luta diariamente para conseguir dar à filha e ao enteado tudo o que precisam. O ex-marido saiu de casa e nem sequer manda dinheiro e nem emprego tem, deixando Jess a tomar conta de tudo, isso fez com que ela tenha dois empregos para trazer dinheiro para casa. A filha, Tanzie é uma menina bastante inteligente, é um prodígio a matemática e o enteado, Nicky é um jovem adolescente bastante diferente que sofre bullying na escola. Mas quando Tanzie tem uma proposta para ir participar num concurso de matemática na Escócia, Jess vê a oportunidade de melhorar a vida dos filhos, o que acontece é que tudo corre mal e Jess vê a oportunidade a desvanecer-se, mas é aí que Ed ajuda-os. Para retribuir um favor a Jess, Ed dá boleia aos três (e ao cão) em direção à Escócia e entram numa viagem bastante hilariante, que irá mudar a vida de todos eles.

O que eu mais gostei desta leitura foi a forma "real" que a autora deu ao livro, infelizmente muitas mulheres passam diariamente por o que a Jess estava a passar, ser mãe e pai ao mesmo tempo e com todas as dificuldades de saber que ao final do mês tem contas a pagar e comida a por na mesma para os filhos, é algo que infelizmente é bastante real e Jojo Moyes não diminuiu essas dificuldades. Fora isso, todo o livro tem situações bastante constrangedoras que realmente acontece, a autora não romanceou os acontecimentos para ficar melhor no livro, Moyes sobre mostrar tudo o que acontece nestas situações. Outro aspeto que gostei imenso é que o livro tem romance sim, mas também tem um lado que dá que pensar, mais precisamente sobre preconceito, bullying e dificuldades familiares, tornando assim um livro fofo em algo bastante interessante e com mensagens bastante fortes.

A autora soube construir uma trama fantástica entre drama, problemas familiares, mas também com romance e  momentos bastante divertidos que fizeram-me emocionar, mas também dar grandes gargalhadas com esta família tão especial. Os problemas retratados nesta obra, facilmente os leitores se vão relacionar, seja desde a vida de Jess e os problemas de dinheiro, ou o antigo casamento dela que engravidou bastante jovem, alguém que sofra bullying como o Nick, alguém que não esteja nos padrões "normais" impostos pela sociedade como a jovem Tanzie, ou até mesmo alguém com problemas no emprego  e com dificuldade em manter-se próximo da família como o Ed, mas a verdade é um pouco que seja são problemas reais que são vistos no dia-a-dia que qualquer pessoa. Eu gostei imenso dos personagens, admito que em certa altura só queria que a Jess fosse atrás do ex-marido e que obrigasse-o a ter as suas responsabilidades e também queria entrar no livro e abanar o Ed por ele ser tão totó, mas no geral foram personagens que tocaram-me imenso e que sei que de alguma forma marcaram-me, principalmente a pequena Tanzie.

O romance em si não é o grande foco do livro, sim existe, mas como não é o principal até fica bastante óbvio e é sim cliché, mas não deixa de ser fofinho e de dar a esta história já tão carregada de temas fortes um ar mais descontraído e bonito que estes personagens precisavam nas suas vidas. Os personagens são de classes sociais bastante diferentes, mas esta viagem vai apresentá-los a uma realidade que desconheciam, principalmente o Ed que vivia no luxo, com a Jess ele vai aprender que não precisa de tudo aquilo, fazendo com que ele pense na forma em como ele vivia. As mudanças nos nossos personagens são bastante visíveis ao longo do livro, os quatro aprendem uns com os outros de forma a serem melhores para si mesmo.

A escrita de Jojo Moyes foi uma agradável surpresa, este foi o primeiro livro que li da autora e não estava nada à espera de gostar tanto. Repleto de sentimentos bem descritos e uma leitura bastante fluída e cativante, Moyes prendeu-me do início ao fim, só pensava em como tudo ia terminar e admito que chorei e ri imensas vezes, a autora realmente sabe colocar tudo em palavras de uma forma bem impressionante. Fora que a narrativa intercalada entre os quatro faz com que o livro seja ainda mais emocionante, é impossível ficar indiferente à menina que adora matemática e não percebe porque não pode ser assim e também do adolescente que gosta de ser diferente e que sofre de bullying por ser assim, em ambos só queria abraçá-los e dizer que tudo ia ficar bem.

Este livro tem uma história bastante bonita que retrata temas importantes da sociedade do dia de hoje e ainda termina com mensagens fortes sobre família. Um livro cativante que emociona e prende o leitor e posso dizer que realmente fiquei a querer ler mais obras de Jojo Moyes.

Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.