17/04/2018

Opinião | "O Som das Coisas que Começam" de Evita Greco

Título: O Som das Coisas que Começam
Autor: Evita Greco
ISBN: 9789722361644
Edição ou reimpressão: 02-2018
Editor: Editorial Presença
Idioma: Português
Dimensões: 147 x 228 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 248

Sinopse: Ada aprendeu com a avó, Teresa, a não ter medo e a não perder a coragem: sempre que algo de belo parece desaparecer, ela deve apurar o ouvido e prestar atenção aos sons. Só assim será possível reconhecer os sons das coisas que começam. Alguns são simples e têm uma magia especial: uma orquestra no momento de afinar os instrumentos, o vento uivante na tempestade, o tilintar de chávenas de café todas as manhãs... Mas na vida nem sempre sabemos reconhecer as coisas belas - quando deixamos de acreditar em nós próprios, ou quando alguém parte. Para Ada, agora que Teresa está gravemente doente, o medo de ficar só é tão forte que a tolhe . Mas ela conhece Giulia, a enfermeira que a encoraja, e Matteo, o homem que a surpreende com o amor incondicional. Giulia e Matteo irão confirmar que o amor significa prestar atenção aos sons que ninguém, exceto cada um de nós, consegue ouvir. E Ada irá aprender que, mesmo quando as coisas estão a terminar, algures no mundo elas estão também a começar.

OPINIÃO:
Este é daqueles livros que sinceramente não esperava nada, a sinopse não mostra muito da história em si e quando o comecei não sabia o que iria ler e no final foi um romance que gostei. Neste livro conhecemos a Ada, uma jovem que vive com a avó e a sua vida tem uma grande reviravolta quando a avó fica gravemente doente e é internada no hospital.

Este é daqueles livros que dá para pensar muito, a Ada é uma jovem com uma personalidade bastante peculiar, ela é muito apegada à avó e devido a alguns traumas do passado ela é bastante ingénua. Por isso ela vai passar por algumas situações que vão alterar completamente a sua vida. O livro é bem pequeno por isso não vou adiantar muito da história, mas neste livro vemos um período da vida da Ada que tem que lidar com situações graves e que por vezes ela própria não vai querer que sejam verdade e por isso tenta não se importar em vez de agir. 

O que mais gostei neste livro foi a relação da Ada com a avó, eu própria sou muito apegada às minhas avós e chorei imenso com algumas situações. A avó passa por muito e achei que a autora soube escrever perfeitamente todas as partes mais tristes e fortes fazendo com que estas sejam as minhas favoritas. O que menos gostei foi a Ada ser demasiado ingénua, tão ingénua ao ponto de não perceber o que realmente está em frente aos seus olhos e esta parte achei que a autora diminuiu o poder da mulher. Todas as mulheres que aparecem neste livro são fracas e um pouco sem personalidade sendo elas muito apegadas a um homem, o que não gostei nada porque parece que a mulher tem que ser dependente de um homem que é totalmente errado.

O Som das Coisas que Começam tem um grande mensagem familiar que gostei imenso e também mostra que nem tudo é o que parece e é essencial errar para aprender. É um livro onde a ingenuidade está bastante presente, cheio de reflexões sobre a vida, os sentimentos, o amor e a amizade. Realmente é uma viagem a uma grande mudança da personagem principal, onde vemos que pequenos gestos alteram tudo numa pessoa. Um livro interessante recheado de mensagens muito importantes.

Leitura com o apoio:

1 comentário:

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.