17/01/2017

Resumo Literário de 2016

Números:
O ano passado foi um ano de altos e baixos, no início do ano eu tinha-me proposto ler 120 livros, mas a partir de Agosto li muito menos porque comecei a trabalhar e isso fez com que eu tivesse de baixar o desafio para 110 livros e de acordo com a rede social eu li 116 livros em 2016, mas a verdade é que estive a fazer as contas e li 122, ou seja, consegui o meu objetivo pessoal (isto deve-se a que alguns livros não estão no goodreads, principalmente livros portugueses).
Ainda sobre números, de acordo com o goodreads (ou seja, apenas sobre os 116 livros) li 36567 páginas. Relativamente às estrelas que dei aos livros, não dei a nenhum livro 1 estrela, dei 2 estrelas a 1 livro, dei 3 estrelas a 13 livros, dei 4 estrelas a 73 livros e por último dei a 29 livros 5 estrelas, a média das classificações que dei aos livros que li foi de 4,1 estrelas ou seja, até que foram leituras bastante boas.

Favoritos:
Relativamente a livros favoritos foi bastante complicado apenas escolher alguns, afinal li 121 livros e é muita coisa e principalmente li livros muito bons (como deu para ver através da média das classificações), mas depois de muito esforço consegui escolher o meu Top 6 que não está por ordem de favoritos, mas sim por ordem de leitura ao longo do ano:
2016 foi o ano de finalmente ler Jane Austen e fiquei completamente rendida a esta autora, sem dúvida que vou querer ler tudo dela, Orgulho e Preconceito é perfeito. Finalmente li o Acheron, à uns 3 anos que leio esta série e este era o livro que mais queria ler, mas fui forte e li a série pela ordem correta e só agora cheguei nele e tenho que dizer que compensou toda a espera, tudo se encaixa neste livro e ele é lindo, triste e perfeito, chorei imenso, mas a história é tão poderosa que foi magnífico.
O ano passado também vai ficar marcado que finalmente posso dizer que li todos os livros de Harry Potter e sem dúvida que não poderia deixar de colocar nesta lista o meu favorito que li em 2016 que foi sem dúvida Harry Potter e o Príncipe Misterioso, o filme é o que menos gosto por isso talvez eu tenha sido tão surpreendida, o livro é tão bom que não tenho palavras, pormenores importantes que deveriam ter sido ditos no filme estão aqui e tudo conjugou-se e foi perfeito *.*
Também li mais um livro da Colleen Hoover e posso dizer que 9 de Novembro está entre um dos meus favoritos da autora, depois de uma pequena desilusão com Confesso (sei que muitas pessoas adoraram e até consideram o melhor, mas eu espera algo mais poderoso) e 9 de Novembro fez com que me apaixonasse novamente pela autora.
O ano passado também ficou marcado com a volta da Cassandra Clare ao mundo dos caçadores de sombras e Lady Midnight foi um livro que superou todas as minhas expectativas, eu pensava que seria bom, mas a verdade é que foi perfeito.
Por último, Coroa da Meia-Noite também tinha que estar na minha lista de favoritos, eu adoro esta série e estou cada vez mais apaixonada por esta história e este livro está nesta lista porque achei que foi superior ao primeiro, surpreendeu-me completamente e acredito que vai ser difícil de superar, mas estou ansiosa pelo terceiro para saber o que vai acontecer.
Todos estes livros dei 5 estrelas no goodreads, claro que também poderia falar de outros, mas estes foram aqueles que mais me marcaram!

Objetivos:
No início de 2016 eu fiz uma lista com os livros que eu queria ler durante o ano (ver post aqui) que tinham sido lançados em Portugal até ao final de 2015 e posso dizer que no geral correu bem.
Eu sabia que não iria conseguir ler todos os livros, afinal foram 10 objetivos e na maioria deles eu tinha mais do que um livro, sendo que no total tinha para ler 27 livros.

1º - Ler "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen - Este objetivo foi concluído com sucesso e como já viram lá foi um dos meus favoritos do ano.
2º - Ler George Orwell - Tinha como objetivos ler 2 livros do autor ("1984" e "A Quinta dos Animais") e infelizmente não li nenhum, até iniciei o 1984 mas tive que abandonar porque não estava a entrar na história, logo foi um objetivo que não foi concluído.
3º - Terminar de ler Harry Potter - Quem acompanha o blogue sabe a minha história com Harry Potter (só tinha lido o primeiro e o último e em 2014 decidi fazer uma maratona e ler todos os livros), mas ainda faltava-me 2 livros ("HP e a Ordem da Fénix" e "HP e o Príncipe Misterioso") e SIM eu li os dois que me faltavam e já posso dizer que li a série :D
4º - Ler os livros da série Predadores da Noite - Dos livros desta série, no final de 2015 faltava-me ler 6 livros publicados em Portugal ("O Diabo Também Chora", "À Luz da Meia-Noite", "Só em Sonhos", "Acheron", "Noite Silenciosa" e "Guerreiro dos Sonhos") e consegui ler os 4 primeiros, sei que não foi concluído com sucesso, mas também não me importo porque já em Janeiro já li o "Noite Silenciosa" e estou prestes a terminar o "Guerreiro dos Sonhos", logo não é assim tão mau.
5º - Terminar de ler os livros da Darynda Jones - Dos livros desta autora publicados em Portugal até ao final de 2015 faltava-me ler 5 livros (do terceiro ao sétimo da série) e foi concluído com sucesso, li os cinco e estou cada vez mais apaixonada por esta série (ai o Reyes...Reyes *.*)
6º - Ler o 2º e o 3º livro da série Lunares - Aqui está outro objetivo que não consegui cumprir, não li nenhum dos livros =(
7º - Ler os restantes livros da série Bridgerton da Julia Quinn - Dos livros publicados em Portugal faltava-me ler 6 livros da autora e consegui lê-los todos, eu amo Julia Quinn :D
8º - Ler Gillian Flynn - Um dos objetivos que tinha para 2016 era ler Gillian Flynn, tinha na lista o Objetos Cortantes por ter o livro, mas no final nem li este nem nenhum outro da autora, ou seja, objetivo fracassado =(
9º - Ler o "Sete Minutos Depois da Meia Noite" de Patrick Ness - Mais um objetivo que foi cumprido com sucesso, li este livro e gostei, mas sinceramente esperava muito mais.
10º - Reler "O Principezinho" - O último objetivo era reler O Principezinho e não consegui, eu até tenho uma edição linda e maravilhosa, mas infelizmente não surgiu oportunidade.

Mas no final, desses 27 livros que tinha para ler, li 19 o que na minha opinião é bastante bom e sinceramente não estou triste, afinal li aquilo que me apeteceu e não me obriguei a nada. Alguns dos livros que queria ler em 2016 e não consegui vou manter na minha lista de objetivos para 2017, mas nem todos, este ano vou fazer diferente, mas depois vêm no post sobre este assunto.

Por fim, eu tinha um desafio de leitura que consistia em algumas categorias dentro de três grandes grupo "na moda", "livros esquecidos" e "os verdadeiros desafios", mas como ao longo do ano nem sequer olhei duas vezes para estas categorias e não planeei, não vale a pena estar a tentar encaixar livros nas categorias "só porque sim".

E este foi o meu ano de 2016 em termos literários, como é que foi o vosso?

1 comentário:

  1. Olá!
    Acho que foi um ano excelente!! Muitos parabéns! Quem me dera ler tanto.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.