29/12/2016

Opinião | "Coroa da Meia-Noite" de Sarah J. Maas

Título: Coroa da Meia-Noite
Autor: Sarah J. Maas 
ISBN: 9789897542527
Edição ou reimpressão: 11-2016
Editor: Marcador
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 233 x 25 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 408

Sinopse: Num trono de vidro, governa um rei com punho de ferro e alma tão negra como o breu. Celaena Sardothien, a Assassina de Adarian, venceu uma competição violenta e tornou-se no seu campeão. No entanto, Celaena está longe de ser leal à Coroa. Ela faz a sua vigilância em segredo; sabe que o homem a quem serve está vergado ao mal. Manter esta encenação mortífera torna-se cada vez mais difícil quando Celaena se apercebe de que não é a única que está à procura de justiça. Ao tentar desvendar os mistérios enterrados no coração do castelo de vidro, a sua relação com as pessoas que lhe são mais próximas sofre com isso. Aparentemente, todos questionam a sua lealdade — Dorian, o príncipe herdeiro; Chaol, o capitão da Guarda; e até mesmo Nehemia, a sua melhor amiga, princesa de um reino distante e com um coração rebelde. Mas numa terrível noite, os segredos que todos eles têm guardado conduzem-nos a uma tragédia indescritível. O mundo de Celaena é destruído e ela é forçada a abdicar daquilo que considera mais precioso e a decidir de uma vez por todas onde está assente a sua verdadeira lealdade... e por quem está disposta a lutar.

Opinião:
Se o primeiro já foi bom, este foi maravilhoso. As expectativas estavam altíssimas e superou tudo e mais alguma coisa. Coroa da Meia-Noite foi magnífico, eu espera algo muito bom, mas a autora trouxe muito mais e eu fiquei completamente rendida e admirada de ser tão bom. Tudo o que eu gosto num livro deste género estava lá, mas principalmente a Celaena mostrou o seu lado de "assassina" que tanto critiquei no primeiro livro, neste vimos quem ela realmente é e o porquê de ela ser chamada de "A Assassina de Adarian".

Neste livro a Celaena é a assassina do rei e este vai dando-lhe nomes de pessoas que ele diz que estão contra a coroa e que ela os tem que matar. Celaena sabe que o rei tem segredos escuros e que esconde algo terrível e por isso sabe que não pode ser completamente leal ao seu compromisso. Mas quando alguns segredos são revelados, tudo nunca mais será o mesmo e Celaena tem que fazer escolhas bastante difíceis.

O primeiro aspeto positivo que tenho que dizer sobre este livro é que finalmente vemos o lado assassino da Celaena, no primeiro livro foi um dos aspetos que critiquei que fartaram-se de lhe chamar "A Assassina de Adarian" mas a realidade é que não tinha acontecido nada de empolgante que a víssemos neste papel. Pelo contrário, neste segundo livro temos a confirmação que sim, ela é realmente uma assassina e tem este nome por alguma razão. Todas as cenas de ação e luta são perfeitamente descritas, sendo possível visualizar o que está a acontecer e assim entendermos realmente o que esta fantástica personagem está a viver.

Mas não é só o que a Celaena faz que mostram a assassina que ela é, também a sua forma de pensar e de reagir a algumas situações notou-se que ela também mudou. Esta protagonista está mais determinada do que nunca. Ela sabe que algo não está bem e vai atrás de respostas, é aquela pessoa que não fica à espera, pelo contrário, ela não tem medo e vai à procura de tentar descobrir a verdade. Isso faz com que o livro tenha um maior desenvolvimento das personagem, mas também mais ação do que o primeiro

Outro aspeto que adorei é que neste livro a autora amenizou o triângulo amoroso. A verdade é que eu já estou um bocado farta de triângulos amorosos e aqui temos algo bastante diferente do primeiro livro e apenas uma grande e bela amizade com um e uma paixão e atração fantástica por outro, o que faz com que eu tenha adorado. O Chaol é uma personagem masculina que eu adoro, acho o Dorian fofinho e querido, mas o Chaol não tem comparação, ele é tão um homem que lutou para ser quem ele próprio queria e ainda tem um coração enorme. Sem dúvida que as cenas que ele passou com a Celaena foram das minhas favoritas e admito que fiquei com o coração partido com a forma como ela o tratou no livro, fiquei cheia de dó e mesmo gostado imenso dela, fiquei um pouco irritada, pois a dor não pode ser desculpa para tudo.

Coroa da Meia-Noite é um livro que superou completamente o primeiro e está recheado de segredos obscuros que serão revelados (ou não) durante o mesmo, mas também tem muitas intrigas, mas principalmente mistérios por resolver, onde os personagens vão entrar em cada aventura que só lendo para perceberem a dimensão que a autora criou neste universo, tornando assim esta história cada vez mais enriquecedora, mas principalmente imprevisível. Depois deste livro eu nem tento adivinhar o que vai acontecer nos próximos livros, afinal a autora conseguiu surpreender-me de tal forma que realmente não estava nada à espera de tudo o que aconteceu e foi revelado aqui. A autora foi mestre em conseguir desenvolver um segundo livro tão bom, a ideia é excelente e pelo que vem por aí acredito que tudo só fique ainda melhor.

A escrita de Sarah J. Maas é perfeita, ela consegue emocionar, mas principalmente cativar, divulgando peça a peça do puzzle, para ficarmos ansiosos e quando reparamos já estamos no final. Um livro cheio de ação, aventuras, segredos, magia, muito drama, mas também romance à mistura, o que faz com que seja um dos livros de fantasia que mais estou apaixonada de momento. Eu sou fã de romance, mas também gosto de um pouco de ação e por isso quando uma autora consegue equilibrar estes dois pontos de forma a ficarem em perfeita sintonia, eu fico completamente rendida e apaixonada, seja pela história, mas também pelas personagens que estão cada vez melhores e isso só faz eu querer ler toda a série de seguida.

Necessito da continuação urgentemente, ainda por cima este livro acaba com uma revelação bombástica que só faz com que tenha uma maior necessidade de ler o próximo, afinal de contas é algo que muda o rumo total da história e que no futuro vai com certeza trazer imensos problemas e eu preciso de saber o que vai acontecer. Se ainda não conhecem esta série, então eu não sei o que é que estão à espera, Sarah J. Maas é fabulosa e têm que ler esta série urgentemente, sem dúvida que é uma das minhas série de fantasia favoritas (se é que não é a minha favorita)!

Opinião do livro anterior:

Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.