30/05/2016

Opinião | "A Linguagem Secreta das Irmãs" de Luanne Rice

Título: A Linguagem Secreta das Irmãs
Autor: Luanne Rice
ISBN: 9789897542374
Edição ou reimpressão: 04-2016
Editor: Marcador
Idioma: Português
Dimensões: 149 x 228 x 23 mm
Encardenação: Capa mole

Sinopse: Quando Ruth Ann (Roo) McCabe, ao volante do seu carro, responde a uma mensagem de texto no telefone, a sua vida tal como era até então termina. O carro capota e Roo acaba numa cama de hospital, paralisada. Silenciosa. Todos pensam que está em coma, mas Roo tem síndrome de encarceramento – consegue ver, ouvir e compreender tudo à sua volta, mas ninguém sabe.
Mathilda (Tilly) é a irmã de Roo e a sua melhor amiga. Foi ela quem enviou a mensagem de texto a Roo e, inadvertidamente, causou o acidente. Tilly tem agora de lidar com a sua culpa avassaladora e com os seus sentimentos crescentes pelo namorado de Roo, Newton – a única pessoa que parece perceber aquilo que Tilly está a passar.
Mas Tilly pode ser a única pessoa capaz de resolver o mistério da situação da sua irmã – aquela que consegue ver a verdade através do silêncio de Roo.

Opinião:
Quando iniciei a leitura deste livro não sabia bem o que esperar dele, não é do género que eu costumo ler e por isso não sabia ao certo se iria gostar ou não e no final tive uma agradável surpresa. Fiquei viciada neste livro e gostei imenso porque não só a história é bonita, como a escrita da autora soube cativar-me para saber o que iria acontecer.

Este livro conta-nos a história da Roo, uma jovem que mesmo ter perdido o pai cedo ela lutou sempre ao máximo. Com bom amigos, um namorado carinhoso e uma família amorosa, estava prestes a entrar numa das melhores universidades, mas um dia responde uma mensagem de texto à sua irmã mais nova quando está a conduzir e tem um acidente que muda a sua vida completamente. A Roo fica num estado em que pensam que está em coma, mas a verdade é que se encontra com síndrome de encarceramento.

Eu não costumo ler este género de livros, mas é o segundo livro que eu leio deste género que eu chego ao final a adorar e ficou um dos meus favoritos de sempre. No início eu não estava a entrar na história, mas a partir do momento em que descobrem o verdadeiro problema da Roo eu emocionei-me imenso e fiquei de tal forma presa a trama e a todos os problemas familiares que não consegui parar de ler até à última página.

O principal foco deste livro é os problemas familiares e a forma como têm que lidar com a Roo a partir do acidente. Ao longo do livro temos um pequeno romance por parte da irmã da Roo, mas sinceramente isso até é bastante secundário, o importante é a forma como a família e amigos reagem à situação da Roo e isso não é nada fácil. E a forma como eles reagem a toda a situação é bastante fiel à realidade e eu gostei imenso disso, pois a autora soube mostrar perfeitamente todas as emoções das personagens.

Eu gostei da Tilly, achei que a autora soube criar uma personagem bastante verdadeira, por vezes ela própria sentia-se "a parte" mesmo de tudo o que tinha acontecido à irmã, mas acho que isso é completamente normal para a idade dela, porque não só tinha a irmã no hospital, mas também sentia-se culpada pelo que aconteceu e tudo isso junto fez com que ela senti-se assim. O namorado da Roo é um rapaz simpático e com um bom coração, mas acho que ele deveria ser mais realista e menos sonhador e irritou-me algumas promessas que ele fez à Roo sabendo que era impossível de ele cumprir, mas mesmo assim foi uma personagem que foi uma mais valia para a Roo aceitar a sua situação.

Relativamente à própria Roo eu tenho algumas dificuldades em acreditar que uma pessoa naquela situação iria reagir daquela maneira. Ela teve algum tempo de depressão, mas achei que foi tudo muito rápido e que ela reagiu de uma forma muito boa para a sua situação. Afinal de contas ela não se mexia, ela não conseguia fazer nada, nem se quer mexer um membro, apenas mexe um olho e ela rapidamente aceitou a sua situação e o mais importante para ela era não conseguir tirar fotografias. E isto achei patético, porque de tudo o que ela não poderia fazer, que é tudo, ela não mexe nem um dedo, está completamente paraplégica, o que ela pensava era que não podia tirar fotografias e acho que uma pessoa naquela situação iria preocupar-se com tudo exceto com o seu passatempo favorito, mas como felizmente não conheço ninguém nesta situação não posso confirmar como uma pessoa assim reagiria.

No geral foi um livro maravilhoso que emocionou-me imenso com a forma como esta família e amigos reagiram à situação da Roo, fartei-me de chorar porque é uma situação bastante complicada e não me imagino numa situação destas. Além de que fiquei fã da autora, foi o primeiro livro que eu li de Luanne Rice e adorei a sua escrita bastante emocionante e envolvente. Sem dúvida que vou querer ler mais livros desta autora, A Linguagem Secreta das Irmãs é um livro fantástico que recomendo a quem gosta de um excelente livro, bem escrito e com uma história bastante bem elaborada.

Leitura com o apoio:

2 comentários:

  1. Muy interesante y lindo el libro!
    Un beso

    Nati
    http://khaleesigeek.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Olá Daniela,
    Também não sou muito de ler este género de livros, mas este parece-me interessante.
    Talvez lhe dê uma oportunidade.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.