11/05/2016

Opinião | "Confesso" de Colleen Hoover

Título: Confesso
Autor: Colleen Hoover
Edição/reimpressão: 2016
Páginas: 256
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898839503
Dimensões: 152 x 230 x 18 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: Auburn Reed tem toda a sua vida planeada. Não há espaço para erros ou imprevistos. Até que, um dia, entra num estúdio de arte e conhece Owen Gentry, o enigmático artista dono do estúdio.
Auburn sente, de súbito, que algo muda dentro dela e decide deixar-se levar pelo coração.
Owen, contudo, guarda segredos que não quer ver revelados. As escolhas do seu passado não parecem permitir-lhe um futuro livre, e Auburn tem demasiado a perder se decidir lutar por ele. A única forma de não pôr em risco tudo o que é importante para si é deixar Owen. Confessar é tudo o que ele tem de fazer para salvar a relação de ambos. Mas, neste caso, a confissão pode ser muito mais destrutiva do que o próprio pecado.
Será o amor capaz de sobreviver à verdade?
Confesso é uma história de imenso amor e coragem, que nos faz acreditar em segundas oportunidades.
Inclui 8 páginas a cores com as ilustrações dos quadros de Owen.

Opinião:
Confesso é o quarto livro da autora Colleen Hoover que eu leio e como os três anteriores estão entre os meus favoritos eu cheguei aquele ponto que quero ler tudo desta autora e já nem leio a sinopse. Por isso eu nem sabia muito bem do que este livro tratava, eu apenas sabia que o tinha que ler e por isso as expetativas estavam bastante altas e foi este o meu erro, eu tinha a autora num patamar tão elevado que pensava que nenhum livro me iria desiludir e infelizmente confesso que este livro não alcançou as minhas expetativas, eu gostei, mas estava à espera de algo muito melhor. Devo ser a única pessoa que pensa assim, mas sinceramente esperava muito mais.

Neste livro temos a história da Auburn uma rapariga que mudou-se recentemente para uma nova cidade e o seu trabalho no cabeleireiro não é suficiente e quando menos espera vê um anuncio uma galeria de arte a dizerem que precisam urgentemente de empregada. Auburn aproveita a oportunidade e é aqui que conhece o Owen. E é aqui que ela sente algo que à muito que não sentia, mas ambos escondem segredos que pode terminar algo que ainda nem começou.

Eu esperava muito mais deste livro porque a premissa é excelente e todo o drama é magnífico, mas o problema é que os personagens irritaram-me por continuarem a serem manipulados por terceiros, o mistério por detrás da Auburn é bastante previsível e descobri logo o que ela escondia nas primeiras páginas e o fim foi do mais previsível que poderia haver, quando soube a profissão do pai do Owen eu imaginei tal e qual aquilo. O único aspeto que eu não previ foi o segredo do Owen, esse sim fiquei de boca aberta, mas também irritou-me porque ele apenas estava a ser usado pela pessoa que o devia proteger e não ao contrário.

A personagem que eu mais gostei foi o Owen, pois eu irritei-me com o que estava a acontecer, mas eu compreendo e acho que qualquer pessoa fazia o mesmo e achei que foi uma personagem bastante bem construída, viu-se o quanto ele teve que crescer e lutar pelos seus sonhos quando mais ninguém acreditava. Já a Auburn é uma personagem que me desiludiu, eu compreendo que tudo o que aconteceu no passado fez com que ela fosse a pessoa que é agora, mas ela é constantemente manipulada por outros e principalmente mandada abaixo como se ela fosse nada e em vez de dizer "basta, eu sei o que eu sou" ela apenas concordava e aceitava, compreendo que a atitude dela deveu-se à forma como ela cresceu e ao que viveu, mas após anos ela já deveria pensar um pouco mais, acredito que seja bastante difícil, mas qualquer coisa mínima era caso para a rebaixarem e recusarem os direitos dela. Compreendo que ela não podia fazer muito mais, já estava a tentar alterar a situação, mas acho que ela deveria ter-se esforçado ainda mais.

Ao longo deste livro vamos descobrindo o que aconteceu à Auburn no passado para ela ser assim e sem dúvida o que eu mais gostei deste livro foi toda a ligação entre o passado da Auburn e o que o Owen é hoje, isso eu achei genial da autora. A construção do passado e o presente das personagens é magnífico e quando juntamos todas as peças ficamos de boca aberta, porque tudo tem um sentido. Mas no final o Owen não conta à Auburn a ligação dele com ela (se contou, não temos isso no livro) e foi como uma desilusão, porque afinal a base principal é esta ligação do passado/presente e não sabemos como ela reagiu a tudo e fiquei à espera de mais.

Outro aspeto que eu gostei imenso foi a arte que encontramos ao longo do livro. O Owen é pintor e não só temos a discrição dos quadros que ele vai falando, mas temos uma fotografia a cores dos quadros no meio do livro, o que faz com que a leitura seja muito mais dinâmica e interessante porque conseguimos perceber realmente do que estão a falar e consegui emocionar-me ainda mais com o que cada quadro significava. Para além disto, a galeria de arte do Owen tem uma parede dedicada a confissões onde qualquer pessoa deixa confissões em anónimo (seja uma confissão boa ou má) e é a partir destas confissões que o Owen se inspira para pintar os seus quadros. Eu adorei esta ideia pois é uma maneira de desabafar sem falar com alguém e é uma ideia genial e bastante criativa.

Relativamente ao romance eu gostei bastante, talvez um pouco rápido de mais para uma das personagens, mas devido a tudo o que aconteceu no passado achei que mereceram e foi bem construido e pensado. O livro é new adult, mas o foco é totalmente no drama familiar  dos dois personagens e não na relação deles, achei que a relação deles era algo mais de conforto para conseguirem ultrapassar os problemas, para só depois vir algo amoroso, o que só fez eu me apaixonar ainda mais pela relação dos dois.

Ambos os personagens principais têm grandes problemas, mas a única emoção que eu senti ao ler este livro foi raiva das personagens, não consegui chorar de alegria nem de tristeza como aconteceu nos livros anteriores da autora, o drama que ocorre é mais devido às personagens em si e como elas reagem a terceiros do que outra coisa e foi a principal razão por eu ter ficado desiludida.

Para concluir, o livro foi previsível e bastante rápido, coisa que não estava à espera de Colleen Hoover, por isso desiludiu-me, mas Confesso é um excelente livro, infelizmente eu é que tinha as expetativas bastante altas, mas recomendo que leiam, afinal é Colleen Hoover e vale a pena, nem que sejam para conhecerem, afinal sou das poucas pessoas que ficou desiludida com o livro. É um romance onde o foco principal são os dramas familiares e ainda retrata alguns assuntos bastante importantes da atualidade, por isso vale a pena, nem que seja para pensarem e principalmente para nunca mais verem a sigla "OMG" da mesma maneira (leiam para saberem)!

Leitura com o apoio:

2 comentários:

  1. Aún no pude leer nada sobre Colleen, pero es un autor que tengo muchas ganas de experimentar en los próximos meses :)

    Muchas gracias por tu reseña! Te espero en mi blog.

    Un beso grande

    Nati
    http://khaleesigeek.blogspot.com.ar/

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.