27/04/2016

Opinião | "Protege-me" de Maya Banks

Título: Protege-me
Autor: Maya Banks
Edição/reimpressão: 2016
Páginas: 304
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898839343
Coleção: Slow Burn
Dimensões: 151 x 231 x 22 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: Ele fará tudo para tê-la sempre ao seu lado.
Quando a irmã mais noiva de Caleb Devereaux, herdeiro de uma família poderosa e abastada, é raptada, este recorre a Ramie St. Claire, uma mulher sensível e atraente que tem o poder de se ligar às vítimas e de as localizar, sentindo a sua dor.
Enquanto trabalham juntos, o desejo entre Caleb e Ramie torna-se evidente. E embora Ramie mal consiga resistir à tentação, tem de fugir para se proteger de uma perigosa ameaça do seu passado.
Depois de meses à sua procura, Caleb reencontra Ramie, e entregam-se a um romance arrebatador. Acolhendo-a em sua casa e protegendo-a, Caleb descobre como fazê-la esquecer a sombra que a persegue, e arrisca tudo para mantê-la a salvo ? incluindo o seu coração?

Opinião:
Já li alguns livros de Maya Banks e alguns eu adoro e outros desiludem-me e por isso não sabia bem o que iria achar da leitura, mas logo no início a autora apresenta uma premissa bastante interessante que me faz envolver bastante na história e cheguei ao ponto de não conseguir parar até descobrir o que estava realmente a acontecer. Foi uma grande surpresa e eu cheguei ao fim ainda sem conseguir digerir completamente toda a informação porque eu adorei imenso.

Em Protege-me temos a história de Caleb Devereaux que é um homem bastante rico, mas vê-se completamente perdido quando a sua irmã mais nova é raptada e ele recorre a Ramie St. Claire para encontrar a sua irmã. Ramie é uma mulher que tem o poder de se conectar com as vítimas através de objetos das mesmas e assim descobrir onde elas estão. Mas os seus poderes têm um preço bastante elevado para ela e Caleb ao ver isso sente-me culpado ao obrigar Ramie a encontrar a sua irmã e promete compensa-la. Meses depois Ramie está entre a vida e a morte e a sua única solução é recorrer à promessa de Caleb meses atrás e liga-lhe a pedir ajuda.

Gostei imenso de todo o mundo que Maya Banks criou neste livro, não temos apenas um romance, a autora criou algo mais, temos personagens com poderes psíquicos o que torna a história bastante interessante. A personagem principal, Ramie, consegue conectar-se com outras pessoas ao tocar nas suas coisas. Isso faz com que durante anos ela tenha ajudado a encontrar pessoas e descobrir quem é o seu raptor. Mas o seu poder tem um preço demasiado elevado, ela não só se conecta com as vítimas como passa a ser elas e com isso ela sente tudo por o que elas passaram, quando digo "sente" ela sente tudo, se ela conecta-se com uma vítima que foi violada ela sente que foi realmente violada e essa a ligação com a vítima pode demorar até dias a desaparecer. Mas um dos seus últimos casos o assassino não é encontrado e ele descobre o que Ramie pode fazer e agora está atrás dela. A Ramie é uma mulher que é corajosa e forte, afinal ela faz tudo para encontrar pessoas em perigo, mesmo que isso lhe faça mal, mas não tem um passado bonito e com isso ela não se sente assim, pelo contrário, ela sente-se fraca e como sempre que toca em alguém ela sente o mal das pessoas ela não consegue ter uma relação de nenhum tipo, não tem amigos nem familiares o que faz com que ela se isole cada vez mais, mas no fundo ela é uma lutadora, mas só tem que acreditar mais em si mesma.

Mas não é só a Ramie que tem poderes, ao longo do livro vamos descobrindo que outras personagens também conseguem fazer algo a mais e é aí que entra todo o mistério e o suspense. O suspense está ainda mais forte do que o romance em si e realmente este é o foco principal, ao longo de todo o livro temos sempre algo a acontecer e só queremos saber quem é o assassino e que descubram logo o canalha, mas claro que tudo é complicado e temos uma corrida entre "gato e rato", nunca sabemos o que vai acontecer e uma das minhas cenas favoritas do livro eu tinha que a reler umas quatro vezes porque eu não estava a acreditar que a autora teve a coragem que escrever aquilo, foi algo tão chocante e inesperado que eu nunca iria imaginar, no fim só queria descobrir tudo, pois foi-nos deixado pistas ao longo de todo o livro, mas nunca tinha conseguido encaixa-las e o final foi fabuloso. Banks conseguiu construir um suspense ainda melhor do que o romance e sem dúvida prendeu-me a todo o mistério criado.

Com isto, tenho que dizer que este romance está marcado como "romance erótico" e sinceramente não achei nada disso por isso se pensam não o ler por dizer que é um romance erótico então têm que dar uma oportunidade, pois as cenas de sexo e até o erotismo não é nada de especial, já li muitos romances sem estar nessa categoria que tinham cenas bastante mais desenvolvidas e fortes do que este livro tem. O foco principal não é de todo o sexo, claro que temos sexo entre o casal mas são bastante normais, ou seja, que se encontra num outro romance qualquer e não temos assim tantas. Outros livros da autora têm cenas de sexo e erotismo bastante mais fortes e comparando, este é bastante simples com cenas adequadas para um romance. Isso só fez com que o livro fosse ainda melhor, não é uma crítica ao livro, pelo contrário, foi um dos aspetos que mais me surpreendeu e que me fez gostar ainda mais do livro, porque livros eróticos por vezes cansam, e para mim o foco principal deste livro é sem dúvida o drama e o mistério por detrás do assassino que persegue a Ramie, é nisto que o livro se foca e isso é bastante bom.

O único aspeto que talvez eu não gostei tanto foi que o Caleb apaixona-se bastante rápido pela Ramie, mas nem me incomodou assim tanto porque o romance em si está em segundo plano e por isso foi algo que quase esqueci, mas para quem não gosta de romances assim tão "rápidos" não vai gostar deste. De resto tenho que dar os parabéns à autora, foi algo bastante diferente de tudo o que já li dela, a escrita é magnífica como sempre, mas juntando todo o drama, suspense , mistérios e romance deu uma histórica bastante interessante que me prendeu do início ao fim e só queria chegar ao fim para saber o que iria acontecer.

Recomendo este livro para todos os fãs de romances com dramas, mistérios, suspense e perseguição, não liguem por estar na categoria de "romance erótico", acreditem que não é nada disso e que vão gostar bastante.
Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.