31/08/2015

Opinião | "Letras Escarlates" de Anne Bishop

Título: Letras Escarlates
Autor: Anne Bishop
Editor: Saida de Emergência
Data 1ª Edição: 19/06/2015
ISBN: 9789896377397
Nº de Páginas: 512
Dimensões: [160x230]mm
Encadernação: Capa Mole

Sinopse: Letras Escarlates não é só o melhor livro de fantasia urbana do ano, é provavelmente um dos melhores de sempre.
Ninguém tem a capacidade de criar novos mundos como Anne Bishop, autora bestseller do The New York Times. Nesta nova série somos transportados para um mundo habitado pelos Outros, seres sobrenaturais que dominam a Terra e cujas presas prediletas são os humanos. 
Meg é uma profetisa de sangue. Sempre que a sua pele é cortada, ela tem uma visão do futuro – um dom que mais lhe parece uma maldição. O Controlador de Meg mantém-na aprisionada de forma a ter acesso total às suas visões. Quando finalmente ela consegue escapar, o único sítio seguro para se esconder é no Pátio de Lakeside – uma zona controlada pelos Outros. 
O metamorfo Simon Wolfgard sente alguma relutância em contratar a estranha que lhe pede trabalho. Sente que ela esconde algo e, para além disso, ela não lhe cheira a uma presa humana. Algo no seu íntimo leva-o a contratá-la, mas ao descobrir quem a jovem realmente é e que o governo a procura, ele terá de tomar uma decisão. Será que proteger Meg é mais importante do que evitar o confronto que se avizinha entre humanos e Outros?

Opinião:

Este foi o primeiro livro que li de Anne Bishop, eu não sabia o que esperar, não conhecia nada da autora, mas a capa e principalmente a sinopse atraiu-me imenso e soube logo que era um livro que eu tinha que ler, afinal de contas já li críticas bastante positivas à escrita da autora e queria dar uma oportunidade e conhecer o trabalho da mesma e decidi iniciar com este. Mas assim que chegou eu demorei um pouco para ler, iniciei a leitura mas parei ao fim de dois capítulos e depois apenas lia uma página ou outra, mas quando cheguei, mais ou menos, à página 150 a história começou a ficar cada vez mais interessante e depois disso li rapidamente e só queria chegar ao final.

Letras Escarlates conta a história de Meg, uma profetisa de sangue que após anos a ser cortada para ter visões do futuro ela consegue fugir do local em que estava presa e vai refugiar-se no Pátio de Lakeside onde conhece Simon Wolfgard, um metamorfo que a ajuda. O Pátio de Lakeside precisa de alguém humano que sirva de intermediário entre os humanos e os Outros e mesmo desconfiando que a estranha rapariga esconde algo, ele dá emprego e casa a Meg. Mas Meg não é realmente quem diz ser e quando Simon descobre a verdadeira identidade de Meg depara-se com uma decisão complicada, pois não sabe se deve apenas proteger o seu povo ou lutar e também proteger a Meg.

O livro é bastante bom e eu gostei da história e principalmente do universo criado pela autora, onde temos diversas seres diferentes que habitam no meio dos humanos. No início do livro temos uma espécie de história deste mundo, onde nos é explicado quem são os Outros e como eles surgiram e desde logo o início conseguimos perceber o quanto poderosos eles são, mesmo sendo em número inferior aos humanos, vê-se o quanto eles lutaram para ainda sobreviverem. Mas claro, como em qualquer mundo temos o preconceito com quem é diferente, seja dos humanos para os Outros, ou dos Outros para os humanos. Estas duas raças tentam viver em paz pois ambos os lados precisam de algo do outro lado. Os humanos precisam da terra, água, entre outros bens essenciais que os Outros possuem e controlam, já os Outros compram a tecnologia e outros bens materiais criados pelos humanos que eles aprenderam que é melhor para o dia-a-dia deles, é como uma troca por troca. Mas claro sempre existe rivalidades e existe aqueles humanos que tentam sempre ter algo mais dos Outros de forma a conseguirem algo. Mas não se enganem, para os Outros os humanos são apenas alimento e por isso existem regras bem explícitas de quem pode ou não entrar no Pátio e quem entrar sem conhecimento ou em horas impróprias é morto.

Eu adorei a história, é bastante envolvente e cativante, quando entramos na história queremos chegar logo ao fim para perceber o que vai acontecer aos personagens e ver o final destes. É um livro cheio de acção, aventuras, mistérios e magia onde o ponto principal é a história e o próprio mundo. E a escrita da autora é fabulosa, é simples mas complexa ao mesmo tempo, consegue envolver o leitor num mundo por ela criado e apenas com algumas frases conseguimos entender o espaço onde a acção está a decorrer, sendo assim bastante simples de compreender o que estava a acontecer.

As personagens são bastante boas, bem elaboradas e cativam o leitor. A Meg já sofreu bastante, mas no fundo não sabe nada da "vida real" e após fugir tem que aprender tudo do mundo, e é bem divertido ver este crescimento. Já o Simon é um lobo bastante interessante, não é daqueles personagens fofinhos e queridos, nada disso, temos aqui um personagem que quando olha para os humanos vê apenas alimento, mas para os seus ele protege com "unhas e dente" (que aqui pode-se dizer literalmente). Também tenho que falar de outra personagem que me cativou imenso, que é o Sam, é uma cria de lobo que também sofreu imenso no passado, mas é tão fofo e é lindo ver como ele ultrapassa os demónios do passado.

Eu gostei imenso desta leitura, mas tenho que numerar dois aspectos que fizeram com que eu ficasse um bocadinho desiludida. O primeiro é o pensamento de alguns humanos, estamos a falar que os Outros são uma raça poderosa, isso nota-se logo desde o primeiro capítulo e como é que pode haver alguém que pense que conseguia enganá-los? Pois eu não compreendi. Já o segundo aspecto é que esperava mais do romance entre os nossos protagonistas, pelo menos neste primeiro livro o romance não desenvolve, percebemos alguma coisa, mas mais nada, por tanto para aquelas pessoas que não gostam de romances fofinhos, este é o livro ideal, mas para pessoas como eu que gostam de romances vai ficar desiludido, mas mesmo assim cheguei ao final com grandes expectativas para a continuação e espero que a editora não demore muito tempo a trazer o segundo volume.

Classificação: 4 Estrelas no Goodreads
Leitura com o apoio:

6 comentários:

  1. E se eu te contar que nunca havia ouvido nada sobre esse livro? Agora me arrependo de não ter tido essa oportunidade antes! Gostei bastante da premissa, e me interessei pra caramba. <3

    http://eujovemdemais.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. A capa é lindíssima e por acaso também já ando à imenso tempo para ler algo da autora. Talvez dê uma oportunidade :)
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Oi Daniela, tudo bem contigo ???
    Adorei, adorei, adorei esse livro !!! *-*
    Nunca tinha ouvido falar nessa história, mas confesso que já me encantei. Adoro romances sobrenaturais, ainda mais quando eles possuem algo original como é o caso desse livro !!!
    Gostei de tudo o que disse em sua resenha, e mal posso esperar para encontrar esse livro por aqui para poder começar a leitura !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderEliminar
  4. Oii Dani!
    Não conhecia o livro, da autora só li A Filha do Sangue, que é muito bom por sinal! Me interessei muito, vou dar mais uma pesquisada sobre ele! Amo romances sobrenaturais e se a escrita dela for tão boa quanto na série das Jóias Negras, então ele deve ser ótimo! :D

    Att.,
    Eduarda Henker
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.