20/07/2015

Opinião | "Um Marquês Irresistível" de Sarah Maclean

Título: Um Marquês Irresistível
Autor: Sarah Maclean
Prémio RITA para melhor Romance Histórico 
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 352
Editor: TopSeller
ISBN: 9789897070082
Dimensões: 150 x 230 x 23 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: O Michael, Marquês de Bourne, perdeu tudo o que tinha, com uma só carta: um oito de ouros. Apostou e perdeu toda a sua fortuna e terras numa só jogada e, com elas, a sua reputação. Bourne, nome pelo qual todos agora o conhecem, passou a ser um exilado da sociedade, transformando-se no frio e implacável dono do Anjo Caído, o clube de jogo mais famoso de Londres. Mas ele tudo fará para recuperar o que foi seu. As terras de Bourne acabam por ir parar à posse de Penelope, uma sua paixão de infância. Penelope sofreu a humilhação de um noivado rompido, tendo sido trocada por outra mulher. Por isso deseja agora um casamento que não seja igual a todos os outros: um compromisso por conveniência. Quando Bourne a rapta e a força a casar- se com ele para poder reaver as suas terras, Penelope aceita sem grandes dramas o desafio, pois sente-se atraída para uma relação diferente, que lhe permita aceder a prazeres inexplorados. Bourne é a senha de acesso aos prazeres desconhecidos por que Penelope anseia. Mas ao mesmo tempo o seu coração deseja que Bourne a ame, tal como ela o ama, secretamente, a ele. Será que Bourne vai conseguir ultrapassar as marcas e os fantasmas do passado e revelar a Penelope o que realmente sente? E estará Penelope à altura do submundo do vício e do pecado em que Bourne agora vive?

Opinião:

Quando a Topseller divulgou este livro eu sabia que tinha que ler, realmente estou bastante viciada em romance histórico e este era mais um que cativou-me bastante. Fui com altas expectativas para a leitura deste livro, afinal de contas ganhou o prémio de melhor romance histórico e superou todas as minhas expectativas, definitivamente eu adoro este género e sem dúvida que quero ler o próximo livro desta série.

Um Marquês Irresistível conta-nos a história de Michael, Marquês de Bourne, que num jogo de cartas perde tudo o que ele tem e devido a já não ter nada afasta-se da sociedade. Anos depois, juntamente com mais três amigos, Michael é dono de um clube de jogo bastante famoso em Londres e ao longo dos anos conseguiu reaver tudo o que tinha perdido e hoje é muito mais rico do que era antes, mas falta uma terra que ainda não conseguiu reaver e que por obra do destino entra para o dote de casamento de Penelope, a sua amiga de infância, e vê que a única maneira de voltar a ter o que perdeu é casar com ela.

Eu adorei este livro, as personagens são bastante interessantes e por já se conhecerem desde crianças torna tudo diferente, pois percebemos que eles já gostavam um do outro, ou pelo menos já sentiam algo, mas devido ao Michael estudar longe eles comunicavam-se por cartas, mas depois dele perder tudo afastam-se completamente e o Michael não responde mais às cartas da Penelope. As cartas são lindas, vão evoluindo ao longo do tempo, pois eles crescem e não é só a linguagem que muda, mas nota-se que as preocupações alteram-se e sem dúvida foi uma das partes que eu mais gostei, pois dá a oportunidade de conhecer como eles eram quando mais novos. A Penelope cresceu a saber que, tal como todas as mulheres daquela altura, tinha que casar e logo recebe uma proposta, mas não corre bem e o homem com quem ela estava prestes a casar, casa-se com outra. É óbvio que ela recente-se e com o passar dos anos ela não recebe propostas decentes e começa a ver que talvez não consiga um bom casamento e com isso os seus sonhos mudam e o que antes era apenas casar e ter filhos, agora deseja aventura e conhecer mais e eu gostei bastante disso, afinal de contas as mulheres daquela altura deveriam ter mais desejos e sonhos e não ficarem presas a um casamento.

O livro retrata assuntos como perda, aceitação, vingança e como deixar o orgulho de lado em prole do amor, claro que isso nunca é fácil e mesmo que a história se passe anos atrás, estes assuntos ainda hoje existem, afinal de contas o homem não mudou assim tanto e quando terminamos esta leitura aprendemos que nem tudo precisa de ser como queríamos, que podemos mudar quando algo melhor aparece e deixar de lado o lado mais obscuro para conseguir ser feliz e aceitar o que temos hoje. Um livro com algumas lições que muitos ainda hoje não aprenderam e que devem reflectir sobre elas.

Ainda neste livro, um dos espaços que mais aparece na história é o clube Anjo Caído, eu gostei imenso deste clube, fiquei bastante intrigada por todo o ar do jogo, vícios e proibição que traz, gostei de ver um lado mais obscuro da sociedade de Londres desta altura, e a autora conseguiu trazer vida a este espaço e ao decorrer da narrativa eu queria descobrir todos os segredos do clube, foi algo diferente e bastante agradável, ficava sempre à espera de mais uma novidade e foi um dos aspectos que contribuiu para aumentar o meu agrado pelo livro.

A escrita de Sarah Maclean é bastante simples, acho que até é simples de mais, é óptimo para quem quer iniciar-se neste género literário, pois não tem muitas palavras difíceis e tudo é explicado de uma forma bastante concreta e rápida, mas por ser assim, prende o leitor e é uma leitura bastante rápida, que no fim eu gostei bastante e não me desiludiu. A única coisa que pode ser considerado que gostei menos, foi o final do livro, mas que por outro lado eu gostei bastante, passo a explicar, acabamos o último capítulo sem muita informação do futuro dos personagens principais, sabemos o que aconteceu, mas eu queria mais e quando chegamos ao epílogo, que seria onde poderíamos ter uma informação extra sobre os personagens, esse é contado por outras personagens que acredito que sejam as personagens principais do próximo livro, e assim não me desiludiu, fiquei triste por não saber mais sobre o casal que passei o livro todo a ler, mas achei uma originalidade dar ao leitor um bocadinho do próximo livro e terminei esta leitura com um sorriso enorme e já só penso que preciso do próximo, pois aquele epílogo promete bastante. Mas sei que gostaria de ter tido mais informações sobre o passado do Michael, ou que até mesmo que ele tivesse comentado as cartas da Penelope, mas mesmo assim não foi suficiente para eu baixar a cotação no Goodreads.

Um romance histórico excelente que recomendo a todos que amam o género e também para quem está a pensar iniciar-se neste género, a escrita de Sarah Maclean é bastante boa para quem quer aventurar-se por estas histórias românticas.

Classificação: 5/5 Estrelas no Goodreads
Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.