22/05/2015

Opinião | "Alma Rebelde" de Carla M. Soares

Título: Alma Rebelde
Autor: Carla M. Soares
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 288
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04337-5
Idioma: Português
Dimensões: 151 x 235 x 19 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: No calor das febres que incendeiam a Lisboa do século XIX, Joana, uma burguesa jovem e demasiado inteligente para o seu próprio bem, vê o destino traçado num trato comercial entre o pai e o patriarca de uma família nobre e sem meios. Contrariada, Joana percorre os quilómetros até à nova casa, preparando-se para um futuro de obediências e nenhuma esperança. Mas Santiago, o noivo, é em tudo diferente do que esperava. Pouco convencional, vivido e, acima de tudo, livre, depressa desarma Joana, com promessas de igualdade, respeito e até amor. Numa atmosfera de sedução incontida e de aventuras desenham-se os alicerces de um amor imprevisto... Mas será Joana capaz de confiar neste companheiro inesperado e entregar-se à liberdade com que sempre sonhou? Ou esconderá o encanto de Santiago um perigo ainda maior?

Opinião:

Sabem aquela sensação após terminarem de ler um livro e perguntarem-se o porquê de nunca terem lido o dito livro mais cedo? Pois, foi esta a pergunta que me fiz quando cheguei ao final de Alma Rebelde, afinal de contas é um livro já editado pela Porto Editora em 2012 e eu deveria ter lido à mais tempo, mas infelizmente, não me perguntem porquê, sempre achei que não iria convencer-me. Talvez por ser de uma escritora portuguesa e admito que infelizmente ainda tenho alguns problemas com autores portugueses, não é que não goste do que é nacional, pelo contrário, eu até dou bastante valor aos livros de autores portugueses, mas depois encontramos no mercado livros de pouco ou nula revisão, texto mal escrito ou até mesmo histórias que não entendemos como foram publicadas e talvez seja essa a causa de sempre que eu ler um livro de um autor português estar reticente sobre gostar ou não. Mas Alma Rebelde surpreendeu-me imenso e, acreditem ou não, passou a ser um dos meus livros favoritos, já por não falar que é romance histórico (um dos géneros literários que eu estou a gostar cada vez mais).

A história passa-se em 1857, numa altura em que os casamentos eram arranjados pelos pais e por isso o sonho de uma rapariga casar-se por amor, era apenas um sonho, e obviamente que desses acordos, a maioria das vezes, a mulher não tinha um bom homem e não eram felizes. Infelizmente era a verdade daquele tempo, mas Alma Rebelde conta-nos uma história diferente, a história de uma rapariga que mesmo não aceitando o casamento, vai ao encontro do seu futuro marido, acreditando que irá ter um futuro triste e de apenas obediência total, mas a verdade é outra.

A narrativa é contada na terceira pessoa e intercalada com cartas que algumas personagens enviam e temos conhecimento da vida de algumas delas, como é o caso da prima da Joana, Ester, que casou à alguns anos atrás e é bastante infeliz, com um marido que a maltrata. Cada carta era como se fosse a esperança de um futuro melhor, onde a Ester escrevia todos os seus sentimentos, preocupações, desilusões e desejos futuros. Estas cartas davam ao leitor a possibilidade de conhecer não só a Joana, mas como outras pessoas que ela conhecia e que o leitor fica com curiosidade de saber um pouco mais sobre elas.

A história é maravilhosa, a Joana pensa que vai ter um futuro triste e apenas de desilusões, ela passou imenso tempo a preparar-se psicológicamente para isso, mas quando conhece o seu futuro marido, Santiago, isso muda completamente. Adorei o Santiago, ele é um homem que nunca conheceu o amor e tal como a Joana, também ele não queria este casamento, mas tudo muda quando se conhecem e achei tão lindo a forma como passam a conhecer-se um ao outro. A Joana é um personagem que ela só queria ser livre, não queria ficar presa a um casamento com um homem que ela odiasse e no fim, ela consegue o que sempre quis. Uma história de amor cheia de romance juntamente com os diversos problemas da sociedade daquele tempo, mas também de luta para conseguirem o que querem e no fim de sobrevivência e de nunca desistirem do que sonham.

Por fim, a escrita da autora foi sem dúvida o que mais cativou-me ao longo da leitura, é bastante envolvente, rápida, bastante desenvolvida e com descrições excelentes que transportam o leitor para aquele tempo, a autora está de parabéns e fiquei cheia de curiosidade para ler mais livros dela, acreditem é uma excelente escritora portuguesa que vale a pena conhecerem, é bem escrita, bem aprofundada e principalmente bastante envolvente. Obviamente que este livro merece as 5 estrelas pois cativou-me desde o início e agora só desejo é ler tudo da Carla!

Classificação: 5 Estrelas

Leitura com o apoio da escritora Carla M. Soares.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.