28/08/2014

Opinião | "Se Eu Ficar" de Gayle Forman

Título: Se Eu Ficar
Autor: Gayle Forman
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 216
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722343183
Coleção: Noites Claras

Sinopse: Naquela manhã de Fevereiro, quando Mia, uma adolescente de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade. É então que ela e a família resolvem ir dar um passeio de carro depois do pequeno-almoço e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem, Mia, em estado de coma, relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, tem de tomar a decisão mais difícil de todas.

Opinião:

"Se Eu Ficar" conta-nos a história de Mia, uma adolescente como outra qualquer, problemas com o namorado, procura o seu lugar no mundo, etc, mas um dia tudo muda quando tem um acidente de carro e perde os pais e ela fica em coma, mas o seu espírito não fica preso ao corpo e ela passa a vaguear pelo hospital ao mesmo tempo que recorda o seu passado.
Ao longo do livro vemos a vida de Mia, como começou a namorar, os problemas que ela tinha de não se encaixar no mundo do namorado, como ela sentia-se que não fazia parte da família por todos gostarem de Rock e ela de música clássica, pensar que não é boa suficiente para o namorado, entre todos os outros problemas de uma adolescente. E depois o presente, todas as dúvidas dela se deve ficar e lutar para sobreviver ou se deve desistir uma vez que a família morreu ela não sabe o que fazer. Mas ao longo do livro também vemos o que os avós, o namorado e a melhor amiga sentem e fazem para que a Mia continue a lutar.
Uma perspectiva entre presente e passado super bem escrito, onde as trocas de tempo são bem feitos e conseguimos ter uma perfeita ideia da vida da Mia.
Depois o livro traz-nos o drama profundo, uma grande decisão, que eu não sei o que faria no lugar da Mia, os pais e o irmão morreram e o que ela deve fazer? Acordar e viver uma vida onde eles não existam? Ou desistir também morrer, mas deixar os avós, o namorado e a melhor amiga? Afinal de contas se ela lutar ela não estará sozinha, mas claro que nunca mais será a mesma coisa. Ou seja, uma grande decisão que a Mia tem que tomar ao longo da história que nos faz prender até à última página, pois só aí sabemos o que ela decidiu.
Eu amei este livro, já foi para a minha lista de favoritos, a escrita é simples, rápida e dá vontade de nunca mais parar. O desenvolvimento da história é super bem escrito, todos os sentimentos bem passados para o leitor e conseguimos entender e identificarmos com os problemas da personagem. Ao longo das lembranças da Mia, conseguimos emocionar-mos e vimos o que uma rapariga da idade dela.
Eu adorei a personagem da Mia, consegui-me identificar bastante com ela, incluindo os sentimentos relativamente ao irmão, eu tenho quatro irmãos mais novos e não sei o que fazia se algo lhes acontecesse.
Por outro lado, o Adam (namorado da Mia), é um rapaz super amoroso, eu amei a personagem dele, super fofo, claro que também tem umas atitudes típicas de uma rapaz daquela idade, mas também consegue mostrar o grande coração que tem e o seu amor pela Mia.
Os pais da Mia são duas pessoas super divertidas, o pai dela teve que desistir de muito por pensar que era o melhor para a família e achei que era um grande homem, gostei imenso e fiquei cheia de pena com o que lhes aconteceu, mas afinal de contas é a base da história.
Este é um livro super completo, temos o drama, que é o principal da história, mas com as lembranças da Mia, temos os momentos de romance fofinho e momentos divertidos de uma família super diferente.
Um livro que eu aconselho vivamente, este livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e só me pergunto "onde estava este livro quando eu andava no básico?", pois livros fantásticos como este é que devem ser apresentados aos nossos jovens e não aqueles que não uma seca e que não interessa a ninguém.
Dei 5 estrelas a este livro pois é perfeito, não encontro uma única coisa que não tenha gostado e quero ler o segundo livro ("Espera Por Mim"), mas acredito que não vá gostar tanto, pois pelo que eu li acho que vou fartar de chorar, por isso não vou ler para já.

Classificação: 5 Estrelas

Leiam o Prefácio aqui
Comprem o livro: Editorial Presença ou Wook

10 comentários:

  1. Oi, Daniela!
    Já tinha lido uma resenha linda sobre esse livro. Cada vez que leio me dá mais vontade de tê-lo. Ainda mais que a capa é uma das minhas atrizes favoritas dessa geração. Vai virar filme, né? Tenho que correr pra ler antes de assistir ao filme! :)

    Abraço!
    http://www.annarios.com.br (Tô te seguindo, retribui lá no Google+ e no Face!)

    ResponderEliminar
  2. Adorei a resenha, amo livros que intercalam passado e presente :D Estou louca para ler esse livro, amei o trailer.
    Beijoos,
    http://setimaondaliteraria.blogspot.com.br/2014/08/playlist-da-semana.html

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Estou ansiosa para ler esse livro, pois já vi criticas positivas e negativas, parece ser o tipo de livro que você ou gosta muito ou não gosta!
    Beijos
    http://letterofwinter.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  4. Oie :)
    Adorei a resenha!!!
    Acho que sou a única que não está ansiosa para ler '-'
    Não sei, não me interessou muito:/
    Mas com certeza verei o filme kkkkkkkkkkkk
    Beijos
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Preciso demais desse livro!!! Estou super ansiosa pra ler! Adorei a resenha

    Beijos e seguindo
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. Quero muito ler esse livro!

    ResponderEliminar
  7. Olá Daniela!

    Primeiro queria dizer que achei seu blog pelo Facebook, essa é a minha primeira visita, e eu achei seu blog muito fofo! Estou seguindo :)

    Segundo, esse livro está sendo um dos grandes frenesis da Bienal, MUITAS pessoas estavam comprando um exemplar de Se eu ficar. Eu já tinha lido um pouco a respeito, mas nada que despertasse o desejo de lê-lo. Porém sua resenha conseguiu atiçar a minha curiosidade! Parece um livro muito bom, com certeza será uma das minhas próximas aquisições.

    Até mais!

    http://alamedaliteraria.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito da resenha! Quero muito ler este livro!
    Adorei o blog. Seguindo aqui!
    Beijos
    Isa.
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderEliminar
  9. Olá!

    Que bom saber que Se eu ficar é um sucesso mundial!! Esse livro vendeu que nem água na Bienal de São Paulo desse ano!

    (seguindo de volta!)

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Já li tantaaaa opinião sobre este livro. Um diz que ama, outro odeia... Ai ele totalmente divide opiniões e gosto assim.
    Não sei se vou ler em breve, pois não sou fã de histórias tristes.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.