12/08/2014

Opinião | "Hopeless" de Colleen Hoover

Eu sei que à bastante tempo que não escrevia uma opinião/review de um livro, mas sabem aquela sensação de acabar de ler um livro e perceberem que o livro mudou algo em vocês, que o livro serviu para algo?
Pois bem, foi o que me aconteceu no inicio deste mês quando li "Hopeless" de Colleen Hoover e sei que tinha que fazer uma review ainda antes de divulgar o livro, pois sem dúvida foi um dos melhores livros que li este ano.
Colleen Hoover também escreveu a série "Slammed", conhecida como "Métrica" no Brasil (ainda não li).

Título: Hopeless
Autor: Colleen Hoover
Sinopse: Às vezes, descobrir a verdade pode te deixar com menos esperança do que acreditar em mentiras... Em seu último ano de escola, Sky conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente.

Opinião: Este livro poderia ser um romance igual a um outro qualquer, Sky é uma rapariga adolescente que foi adoptada à 13 anos atrás, vive com a sua mãe adoptiva e sempre estudou em casa. Sky tem apenas uma melhor amiga (a sua vizinha). Ela já namorou bastantes rapazes, mas nunca sentiu realmente nada por nenhum, simplesmente estava com eles porque sim. Como vêm poderia ser uma história como qualquer outra, mas não é, a mãe de Sky nunca a deixou ir à escola, em casa não têm televisão, internet, nem telefone e não sabe nada sobre o seu passado antes de ser adoptada.

E tudo muda quando ela pede à mãe para a deixar ir estudar o seu último ano na escola da sua amiga e ela deixa, mas, a melhor amiga dela inscreveu-se para um intercâmbio, o que faz com que a Sky vá sozinha para a escola onde é olhada de lado pois tem a fama de que já namorou com muitos dos rapazes da escola. Mas num dia de supermercado encontra-se com um rapaz (Holder) que logo têm uma conexão estranha e logo ele começa-lhe a fazer perguntas ainda mais estranhas.
Quando Sky sabe mais sobre Holder, descobre que ele supostamente esteve num centro de correcção por ter batido (quase morto) num colega no ano anterior. Mas a conexão que ambos têm é tão forte que eles não conseguem ficar longe um do outro.

É a partir daqui que a história de enrola e digo não é um romance qualquer, antes de ler o livro tentei não saber muito sobre o que aconteceu no passado da Sky e quando li o livro fiquei chocada, a sério, ela sofreu bastante no passado, mas simplesmente a sua mente "escondeu" de forma a ela não sofrer e percebemos logo que algo não está certo.
Ao longo do livro percebemos o porquê da conexão que a Sky e o Holder têm e a origem daquelas perguntas super estranhas, afinal nem tudo é o que parece, pois a meio do livro pensamos uma coisa, mas quando sabemos a verdade toda só queríamos que ela nem descobrisse pois é uma situação horrível.

Eu já tinha lido um livro com esta temática, até mais forte, pois o outro mostra-nos tudo ao pormenor e este livro apenas as lembranças da Sky, mas mesmo assim achei uma grande história.
Ao longo do livro a Sky tem que fazer grandes escolhas e principalmente bastante difíceis, mas chegamos ao fim do livro a pensar que ela foi uma grande lutadora e sei que o Holder foi essencial para ela conseguir suportar o melhor possível tudo o que ela descobriu.
Relativamente à mãe adoptiva, eu faria a mesma escolha, afinal de contas ela só queria o melhor para ela e ao longo dos últimos 13 anos teve uma vida muito boa.
Este livro foi uma lição de vida, ele mostra-nos que em tudo é o que parece e que as melhores escolhas nunca são as mais fáceis.

Um livro doloroso recheado de drama e descobertas que não são as melhores, mas com um enredo maravilhoso que me fez rir, chorar e suspirar até à última página.
Relativamente à escrita da autora, achei bastante simples de se ler, mas não mediucre, conseguia transmitir bastante bem todas as emoções e explicar de uma forma bastante boa e de uma forma criativa.

Se recomendo? Vivamente, acho que todas as pessoas deveriam ler, é um livro para quem não tem medo de fortes emoções, retratando de um problema forte, mas de uma forma bem subtil e bastante inteligente de forma a reflectimos que infelizmente não vivemos num mundo de mar de rosas.

Classificação: 5 Estrelas

Amei o livro e estou ansiosa para ler os outros livros da mesma escritora :)
Alguém já leu este livro? O que acharam?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.