19/09/2012

[Opinião] Livro "As Cinquenta Sombras de Grey" de E. L. James

Sinopse: As Cinquenta Sombras de Grey é o primeiro volume da trilogia de E.L. James que é já o maior fenómeno literário do ano em todos os países onde foi publicada, da Austrália aos Estados Unidos, da Inglaterra à Nova Zelândia. 
As Cinquenta Sombras de Grey é um romance obsessivo, viciante e que fica na nossa memória para sempre. Anastasia Steele é uma estudante de literatura jovem e inexperiente. Christian Grey é o temido e carismático presidente de uma poderosa corporação internacional. O destino levará Anastasia a entrevistá-lo para um jornal universitário. No ambiente sofisticado e luxuoso de um arranha-céus, ela descobre-se estranhamente atraída por aquele homem enigmático, sombrio, cuja beleza corta a respiração. Voltarão a encontrar-se dias mais tarde, por acaso ou talvez não. O implacável homem de negócios revela-se incapaz de resistir ao discreto charme da estudante. Ele quer desesperadamente possuí-la. Mas apenas se ela aceitar os bizarros termos que ele propõe... Anastasia hesita. Todo aquele poder a assusta – os aviões privados, os carros topo de gama, os guarda-costas... Mas teme ainda mais as peculiares inclinações de Grey, as suas exigências, a obsessão pelo controlo… E uma voracidade sexual que parece não conhecer quaisquer limites. Dividida entre os negros segredos que ele esconde e o seu próprio e irreprimível desejo, Anastasia vacila. Estará pronta para ceder? Para entrar finalmente no Quarto Vermelho da Dor?

Opinião:

Antes de mais tenho de dizer que a primeira vez que vi este livro apaixonei-me pela maravilhosa capa (acho a ilustração super apelativa, inteligente, criativa e dinâmica, tudo o que uma boa capa de um livro deve ser) e depois a sinopse também me agradou bastante, trata-se de uma mera rapariga frágil que conheço um homem que mostra o lado bom da vida, cliché dizem muitas pessoas, mas eu GOSTO BASTANTE deste tipo de história. Mas quando vim à internet à procura de mais informações sobre este livro fiquei desiludida, devido à imensas criticas negativas que li sobre esta obra e por um tempo afastei-o das minhas leituras futuras, pois dizem que antes de ser publicado era uma fanfic baseada em Twilight, por isso as parecenças da Ana com a Bella, e por mais esta razão afastei o livro, pois para ler fanfics vou ao Nyah.

Mas, quando vi que uma amiga minha leu e que não desgostou (mas também não adorou) e até fartou-se de rir em diversas partes eu tive que ler, pois falam tanto deste livro, que foi um dos mais vendidos nos Estados Unidos e mais nem sei o quê que depois de a minha amiga falar-me do livro por alto eu aceitei ler o livro e aqui vai a minha opinião.

Quando iniciei a leitura a primeira coisa que me agradou foi a narração na primeira pessoa, à uns tempos escrevi aqui no blog que não lia livros na terceira pessoa, mas felizmente consegui ultrapassar este obstáculo na minha leitura e agora já leio de tudo, mas claro que prefiro a primeira pessoa e sendo este livro na primeira pessoa foi uma mais valia para o continuar a ler. Mas também logo percebi a fraca narração, nota-se uma escrita simples, muitas vezes sem muito sentimentos e bastante POBRE, percebe-se bastante bem que é uma escritora nova na área e para quem está habituada a livros de Nicholas Sparks ou de Nora Roberts ficamos bastante desiludidos (claro que não tem comparação nenhuma, mas é triste vermos uma história tão boa e intensa ser mal desenvolvida, pois mesmo que seja novata na publicação de livros, acho este livro demasiado fraco, temos um exemplo da Glaucia Santos que acabou de publicar o seu primeiro livro e ele é simplesmente perfeito, bem escrito, bem estruturado e bastante rica em sentimentos e acções, ver opinião AQUI) e este é simples e a história é desenvolvida sem muitas surpresas a nível de escrita.

Agora passando um pouco mais para o tema e a história em si, volto a dizer, que a história é bastante interessante e conseguiu-me prender do início ao fim, li em apenas 3 dias e rapidamente comecei o segundo,  o livro começa interessante, mostrando como é a vida de Ana, uma rapariga de 21 anos, simples, virgem, pode-se dizer sem sal, que nunca bebeu álcool e apenas beijou 2 vezes na sua vida, bastante tímida e muito, mas mesmo muito desastrada, ou seja típica rapariga cliché de livros deste género, mas como disse anteriormente, gosto bastante.

Até aqui tudo bem, o problema começa quando Christian Grey entra na vida de Ana.
Christian, ao contrário de Ana, é sedutor, bonito, super rico (bilionário), mas bastante sombrio e arrogante, típico homem que leva à loucura as mulheres, o que faz Ana ficar logo derretida por ele, após uma entrevista bastante divertida com alguns precalsos um pouco, digamos, estúpidos e sem sentido (aqui começa o porque de eu dizer que por vezes as acções dos personagens são sem sentido) Ana volta para o alojamento da faculdade completamente fascinada por Grey, acha-o arrogante mas no fundo sonha com ele e tem uma intensa atracção por ele.

A partir daqui a história desenrola-se rapidamente, Christian vai atrás de Ana e logo ela percebe o porquê de ele estar interessado nela.

É neste momento da história, quando Christian conta a Ana o seu "segredo" que eu achei a história cada vez mais estúpida e principalmente sem sentido e nota-se que a opinião da escritora está demasiado explicito no livro, quem leu "Falsa Submissão" de Laura Reese, este livro de E. L. James não é nada comparado ao de Laura Reese e o livro quase nos diz que BDSM (bondage, disciplina e sado-masoquismo) é uma coisa má, como assim Ana tem que assinar um contrato de confidencialidade?
Ok, o Christian tem gostos sexuais fora do normal, gosta de bater, de dominar e que a sua parceira seja obediente, e por causa da fragilidade de Ana é que ele pensou que ela poderia ser uma boa parceira, mas o que isto tem de mal?
Gostos são gostos e o que importa o que um casal faz dentro de quatro paredes?
Não é por isso que ela iria dizer a todo o mundo que o fantástico Grey gosta de sado-masoquismo, é tão estúpido ao ponto de eu achar que ele tem vergonha de si próprio.
Outra coisa que me chocou foi a forma como a Ana perdeu a virgindade, ela conhecia o Christian à tão pouco tempo e simplesmente deixou-se ir, nota-se aqui como Ana é facilmente manipulada).
As cenas mais fortes não me chocaram em nada, achei até fracas de mais para um sado-masoquista, ok, ele estava a iniciar a Ana não só no mundo de BDSM como também no sexo, mas, volto a referir outro livro, para quem leu o livro de Laura Reese, este é fraco, ou seja não é só fraco em questão de escrita como também é fraco na descrição do tema, ou seja, novamente, sem sentido.

Outra coisa que detestei, e esta fartei-me de rir, é a forma de Ana falar: "Deusa interior"??? QUE MERDA É ESTA???
É tão estúpido que chega a ser cómico, aspecto que me fez ler o livro tal como já referi no início da minha opinião.

Agora, ao longo do livro começamos a perceber que os sentimentos do Christian não são tão simples como ele quer contar e o gosto dele por "sexo baunilha" próprias palavras do livro aumenta apenas por ser com a Ana e nenhuma outra mulher o conseguiu mudar desta forma, e vem-me a pergunta: como um homem de 27 anos, podre de rico, que pode ter qualquer mulher do mundo, vai-se apaixonar por uma mulher como Ana?
Esta é a parte mais bonita da história, como Ana consegue mudar o Christian, mas por outro lado não gosto, pois porque carga de água ela tem que o mudar? Novamente o aspecto negativo de BDSM, mostrando que é mau.......ai meu deus mas é o que ele gosta e depois?????

Bem, estou farta de escrever os aspectos negativos do livro, vamos ao que eu mais gostei: como já disse a leitura desenvolve-se rapidamente e as personagens são bem clichés, mas ao mesmo tempo mostra-nos um lado bastante interessante de um homem perturbado que refugia-se no sexo para tentar ultrapassar o seu passado.
Os segredos do seu passado é um dos mistérios que os leitores vão querer descobrir e foi o motivo pelo qual eu continuei a ler esta trilogia, o porque do Christian querer o controle de tudo e o porque de não deixar nenhuma mulher lhe toar em certos locais do seu corpo, isto é o mais interessante do livro e o principal para mim para ser um bom livro, acho que o tema que a escritora tentou desenvolver aqui não foi bem conseguido, mas por outro lado a história do personagem masculino é bastante interessante para captar a atenção dos leitores e ter aquele gostinho que quer saber mais e mais.

Para concluir, eu gostei do livro, mas não achei nada de especial, apenas uma leitura para aqueles que tiverem curiosidade, pois na minha opinião o porquê de milhões de pessoas compraram o livro é para saberem se afinal Ana consegue desvendar os mistérios de Grey e no fim se ficam ou não juntos, para mim esta é a minha opinião.

Classificação: 2,5 Estrelas

2 comentários:

  1. Hello!
    O segundo livro é muito melhor, acredita xD
    A linguagem é realmente pobre, todavia o enredo é interessante, de modo que fiquei completamente "apanhada".
    Espero um dia arranjar dinheiro para comprar esta trilogia!
    Kiss, A*

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo link para o download do Trocada!! :D

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.