30/08/2012

Opinião: "Minha Querida Inês" de Margarida Rebelo Pinto

Sinopse: A estreia surpreendente de Margarida Rebelo Pinto no romance histórico.
A história trágica de D. Inês de Castro, pela sua universalidade e intemporalidade, é inesgotável. Margarida Rebelo Pinto revela-nos os meandros deste universo fascinante, desmontando todos os passos da vida de D. Inês na semana que antecede um destino inelutável: a sua execução no dia 7 de Janeiro de 1355.
Através da perspectiva de D. Inês vamos conhecendo os segredos da alma desta heroína e as maquinações das razões do Estado que determinaram o fim de uma vida mas não do amor.

Uma estreia surpreendente no romance histórico de uma escritora que, pela sua extraordinária capacidade de penetrar no íntimo de cada personagem, dá voz a D. Inês, D. Pedro, D. Afonso IV e a outros protagonistas deste momento inesquecível da nossa História.
Despidos das suas máscaras, ficamos a conhecer melhor as suas forças, fraquezas, motivações e desejos íntimos.
Novas e surpreendentes revelações deste período único da História de Portugal dão sentido à frase que eterniza o amor de D. Inês e de D. Pedro: “Até ao fim do mundo”.

Opinião:

Primeiro que nada, como já referi aqui anteriormente, eu não costumo ler livros de escritores portugueses, eu sei que deveria dar mais crédito aos escritores do meu país, mas infelizmente os bons são deixados de lado e apenas aqueles que já são conhecidos ou que têm obras importantes (lê-se secantes) é que conseguem triunfar neste país, infelizmente é assim, por isso nunca me interessei e quando a minha tia falou-me deste livro eu não o quis ler e apenas à segunda vez que ela me falou dele é que decidi dar um voto de confiança neste tipo de leitura.

Inicialmente pensava que era mais um livro chato sobre história, coisa que detesto, não é por nada mas eu gosto de viver o presente e nunca gostei de saber e estudar as coisas do passado, para mim história era horrível e nunca me interessei.

Mas após as explicações da minha tia sobre o livro e a forma como a escritora retrata este romance que todos os portugueses conhecem como trágico eu dei uma oportunidade e não me desiludiu, o livro é simplesmente maravilhoso, claro que também bastante trágico, mas isso quem vai ler o livro já sabe, pois o fim já é bem conhecido por todos os portugueses.

Ao ler este livro fiquei bastante chocada com algumas cenas, talvez seja pela minha falta de estudo sobre aquela época, mas bastantes cenas foram um choque para mim.

Ao longo do livro a escritora traz-nos aspectos verídicos da história portuguesa, como também alguns mitos que não sabemos se é verdade ou não e ainda acrescenta alguns pormenores seus, tornando o livro original e criativo.

Claro que não sabemos a verdade, não sabemos se D. Inês amou mesmo D. Pedro e tudo o que aconteceu foi por amor (tal como o livro nos mostra) ou se foi simplesmente uma forma dos seus irmãos estarem mais próximos do rei e este ficar mais frágil, mas o que Margarida Rebelo Pinto mostra-nos é um romance bonito, triste ao extremo, mas muito bonito e bastante emotivo que nos leva a acreditar que tudo foi por amor e até uma das histórias mais lindas que Portugal já viu.

Não vou falar muito sobre os costumes daquela época, nem da bissexualidade de D. Pedro, pois o livro mostra-nos isso mas de uma forma que leve que chega a ser quase inexistente e apenas nos situamos neste amor lindo entre D. Inês de Castro e D. Pedro.

Ao longo do livro podemos ver não só a visão de Inês de Castro, como também de outras personagens secundárias que revelam grande importância para a trama, mas mesmo assim acho que a escritora deveria ter apenas reflectido nos personagens principais e desenvolver melhor a história deles e deixar as outras de parte, pois mesmo gostando bastante do livro eu gostava que a personagem D. Pedro fosse mais desenvolvida, mas percebo bastante bem a escolha da escritora para escrever assim, pois ela desidiu pegar nos factos verídicos e apenas acrescentar aquilo que tinha e não inventar acções e acontecimentos que nunca se ouviu falar.

Em relação ao fim, acho que é bastante óbvio pois todos sabemos qual seria o fim, mas mesmo assim eu fartei-me de chorar (como sempre) com a morta estúpida de D. Inês.

Um bom livro que nos mostra uma versão do romance de D. Inês e de D. Pedro mais romântica e muito bonita.

Classificação: 4 Estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.