16/08/2012

Opinião do livro "Não Me Contes o Fim" de Rita Ferro

Eu demorei séculos a vir deixar a minha opinião sobre este livro, pois eu demorei bastante tempo a lê-lo e algumas vezes até desejei não acabá-lo, mas a vontade de saber como este livro acabou foi maior e terminei-o, mas nunca estive com vontade para escrever a minha opinião, mas hoje decidi fazê-la.
Eu não leio muitos livros de escritores portugueses, eu acho que sim, devemos dar crédito a escritores nacionais que muitas vezes não são tratados da mesma forma, mas não é bem a minha praia, não sei explicar e por isso é que talvez eu não tenha gostado tanto deste livro ou se calhar não o percebi bem, mas pronto.

Sinopse: Numa ilha brasileira, uma jovem do Porto vive e trabalha numa estância de turismo. Intercalando a narração com as aventuras e desventuras do seu quotidiano e do grupo de colegas de várias nacionalidades com quem o partilha, vivemos o seu percurso desde a adolescência no seio de uma família tradicional, as suas relações, a descoberta da vida, do amor e da sexualidade, e, acima de tudo, a vontade de se afirmar e de sobreviver.

Opinião:

Inicialmente este livro cativou-me bastante, principalmente pela sinopse e também pelos temas abordados, mas chegamos a um ponto em que tudo se confunde e ou estamos bastante atentos à leitura e sabemos onde terminou e começa a acção que estamos a ler ou perdemos-nos na leitura, pois primeiro mostra-nos as consequências e só depois é que nos mostra as acções que resultaram dessas mesmas consequências e por eu não estar habituada a esta narrativa custou-me entrar na personagem e na história em geral, por isso eu não sei bem se gostei ou não do livro, é estranho, por um lado cheguei ao fim e esperava mais e por outro compreendi perfeitamente o porquê de a personagem principal ter escolhido certas opções.

Ao longo do livro conhecemos as acções que a personagem principal está a viver na ilha para onde foi trabalhar, mas ao mesmo tempo conhecemos o seu passado, como cresceu, os problemas da família e principalmente da irmã que jovem engravida e é obrigada pelos pais a abortar como também do seu primeiro amor e os problemas dele que mais tarde vai para a ilha onde ela esta a trabalhar por causa de uns acontecimentos estranhos.

Na leitura em geral temas como sexo, religião, morte e família são abordados de uma forma mais correcta que outra pois é a versão da personagem principal e faz com que os gostos e opiniões ela influenciem a narrativa da história.

Eu não tenho muito mais a dizer sobre o livro, a narrativa é estranha, pois quando estamos a ler um acontecimento e queremos ver o que acontece no fim, muda para o passado ou para outro acontecimento, chegando a ser irritante, mas é um bom livro para se pensar e reflectir.

Em relação ao título eu acho que tem tudo a haver com a personagem principal, Lara não gosta de coisas simples, ela poderia muito bem casar com o rapaz de quem ela fala o livro todo e que fugiu dele, e ter filhos e um trabalho e viver feliz, mas não, ela escolhe não fazer isso e ir ao descoberto, foi por isso que foi para a ilha e ela acha que ainda não está pronta para terminar, ela não tem quer saber o fim da sua história, quer que todos os dias sejam novidade.

Classificação: 3 Estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.